sábado, 19 de dezembro de 2009

Motivos para migração no Brasil e retorno ao nordeste: padrões etários, por sexo e origem/destino




A migração em alguns casos é entendida como evasão, entretanto essa deslocação está associada a mudanças por melhores condições de vida. As deslocações geralmente estão relacionadas aos lugares mais desenvolvidos economicamente e áreas com condições naturais a ocupação humana ( planícies, regiões temperadas, litorais tropicais etc).
Esse fenômeno, a migração, causa a miscigenação e em outra situação contrária a Xenofobia, que é a aversão a estrangeiro.
No que se refere a densidade demográfica há um superpovoamento em alguns lugares causando uma urbanização desordenada.
O ser humano vive em busca do novo e a migração é o único meio natural de comunicação e encontro com as diversidades.









Um comentário:

  1. Vc FEZ UM BOM E BREVE RESUMO. MUITO BOM. GOSTEI.



    Nossas Vozes, Nossos direitos
    Por um Mundo Sem Muros (Este é o lema do III Fórum Social Mundial das Migrações).
    Nós podemos lembrar de vários muros que foram construídos pelos países que partilham fronteiras, negando o direito da ida e vinda do migrante; países como: EUA/México, Israel/Palestina etc. Em outros países, soldados plantados, vigiando e negando a entrada do migrante; países como: República Dominicana/Haiti, Brasil/Paraguaio e Bolívia, Venezuela/ Colômbia etc.
    Tendo presente a sociedade, nós estamos diante de uma realidade em que a sobrevivência do mundo globalizado se torna mais difícil e complexa para os pobres. Uma sociedade onde cresce a competição e cujo único critério é o lucro e a prosperidade financeira. Enquanto isso, crescem a falta de solidariedade e de direitos sociais. Por outro lado, uma sociedade que vive de intensos conflitos por vários motivos como: luta por território, pela independência, contra ocupação territorial, por questões religiosas, poder, problemas de etnias, cultura, economia, etc.

    ENTRE TB NO MEU BLOG
    CLIQUE AQUI: http://dieucel.blogspot.com/2010/02/brasil-imigracao-para-migracao-um-texto.html?zx=a4a84c1d84aa0ff4

    ResponderExcluir